News

Como tirar CNH especial

Como tirar CNH especial

Pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida podem dirigir, tem descontos na hora de comprar um carro novo e isenção de impostos.

A CNH especial é para pessoas que possui alguma deficiência ou mobilidade reduzida, inclui também doenças que afetam a função motora e cognitiva. Doenças como AVC, Parkinson, artrite, artrose, escoliose, esclerose múltipla e problemas grave de coluna também podem possuir a CNH especial. Se a pessoa possuir algumas dessas doenças e for parado em blitz ou pego dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação normal, pode ser multado e perder o direito de dirigir. Para conseguir essa CNH a pessoa deve se submeter a um exame médico.

Para conseguir o processo é semelhante  ao processo para obter o documento comum, precisa necessariamente ter completado 18 anos e documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. O Detran possui juntas médicas especializadas e credenciadas para realizar exames físicos e psicotécnicos meticuloso onde será determinado se o indivíduo está apto a dirigir, e quais as adaptações que serão necessários fazer no veículo.

A auto escola deve ter o veículo adaptado conforme a necessidade do aluno para realizar as aulas práticas, e as horas necessárias para se cumprir são as mesmas para os casos de CNH comum. O exame prático é o mesmo aplicado a todos, o percurso e os critérios de avaliação também, porém um médico acompanha todo o percurso de prova para avaliar se o veículo atende às necessidades do condutor.

Logo após a aprovação, o condutor recebe sua CNH com as restrições indicadas no campo de observação. As restrições são indicadas por letras, como no caso de uso obrigatório de lentes corretivas (A).

Caso o condutor sofra algum acidente que afete sua capacidade de mobilidade, ele deve fazer a troca da habilitação comum para a especial, para isso deve se submeter a exames médicos o mais rápido possível mesmo que a habilitação atual ainda esteja dentro do prazo de validade. Em alguns estados é possível que precise realizar as aulas práticas e o exame para mudar o tipo de CNH. Dependendo da patologia o prazo de validade pode ser reduzido pelo perito examinador.

 

FONTE: Revista Auto EsportePrecisa falar com a gente?

Para orçamentos, parcerias, dúvidas, compras e mais nós estamos disponíveis nos seguintes canais:

TEL: (41) 3378-6200 / TELEVENDAS: (41) 3094-3886
EMAIL: vendas@genioferramentas.com.br 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *